Cientistas descobrem algo surpreendente sobre batatas fritas e diabetes

Cientistas descobrem algo surpreendente sobre batatas fritas e diabetes


As batatas fritas foram há muito criticadas por serem uma escolha alimentar não saudável, e novas pesquisas indicam que elas podem realmente merecer essa reputação mais do que outros pratos à base de batata.

Um grande estudo publicado na The BMJ constatou que consumir três porções de batatas fritas por semana está associado a um aumento de 20% no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Em contraste, o consumo da mesma quantidade de batatas preparadas de outras maneiras, como cozidas, assadas ou amassadas, não apresentou uma ligação significativa com o aumento do risco de diabetes.

A pesquisa também descobriu que o que substitui as batatas na dieta de uma pessoa tem importância. Trocar batatas por grãos integrais está associado a um menor risco de diabetes tipo 2, enquanto substituí-las por arroz branco foi ligado a um risco maior.

Olhar Além das Batatas

As batatas fornecem nutrientes importantes, como fibras, vitamina C e magnésio. No entanto, elas também são ricas em amido e têm um índice glicêmico relativamente alto, o que significa que podem causar um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Por causa disso, estudos anteriores frequentemente conectaram o consumo de batata a um maior risco de diabetes tipo 2.

Entretanto, os pesquisadores notaram que dois fatores importantes foram frequentemente negligenciados. Primeiro, as batatas podem ser preparadas de várias maneiras. Segundo, os efeitos à saúde das batatas podem depender dos alimentos que as pessoas consomem em seu lugar.

Para investigar essas questões, os cientistas analisaram se o risco de diabetes difere entre batatas fritas e batatas preparadas por métodos como cozimento, assar ou amassar. Eles também avaliaram os potenciais efeitos de substituir as batatas por outros alimentos ricos em carboidratos, incluindo grãos integrais e arroz.

Quatro Décadas de Dados de Saúde

O estudo utilizou dados de mais de 205.000 profissionais de saúde dos EUA que participaram de três grandes estudos de longo prazo realizados entre 1984 e 2021.

No início da pesquisa, os participantes não tinham diabetes, doenças cardíacas ou câncer. A cada quatro anos, eles preenchiam questionários detalhados sobre a dieta, permitindo que os pesquisadores acompanhassem os hábitos alimentares ao longo do tempo.

Durante quase 40 anos de acompanhamento, 22.299 participantes desenvolveram diabetes tipo 2.

Após considerar hábitos de vida e fatores alimentares que poderiam influenciar o risco de diabetes, os pesquisadores descobriram que cada três porções semanais de batatas, no geral, estavam associadas a um aumento de 5% na taxa de diabetes tipo 2.

A associação mais forte, no entanto, foi com as batatas fritas. Cada três porções semanais estavam ligadas a um aumento de 20% na taxa de diabetes tipo 2. O consumo semelhante de batatas assadas, cozidas ou amassadas não mostrou uma associação estatisticamente significativa.

Benefícios dos Grãos Integrais

Os pesquisadores também investigaram o que acontecia quando as batatas eram substituídas por outros alimentos.

Trocar três porções semanais de batatas por grãos integrais foi associado a uma taxa 8% menor de diabetes tipo 2. Quando batatas assadas, cozidas ou amassadas foram substituídas por grãos integrais, a taxa foi 4% menor. A substituição de batatas fritas por grãos integrais foi associada a uma taxa 19% menor.

Os resultados foram diferentes quando as batatas foram substituídas por arroz branco. Trocar o consumo total de batatas ou batatas assadas, cozidas ou amassadas por arroz branco foi associado a uma taxa maior de diabetes tipo 2.

Considerações Importantes

Como este foi um estudo observacional, não é possível provar que as batatas fritas causam diabetes diretamente. Os pesquisadores reconhecem que outros fatores não medidos no estudo podem ter contribuído para os resultados.

Os participantes eram também predominantemente profissionais de saúde de ascendência europeia, o que significa que os achados podem não se aplicar igualmente a todas as populações.

Ainda assim, os pesquisadores afirmaram: “Nossos achados ressaltam que a associação entre a ingestão de batatas e o risco de diabetes tipo 2 depende dos alimentos específicos usados como substituição. Os achados também estão alinhados com as recomendações dietéticas atuais que promovem a inclusão de grãos integrais como parte de uma dieta saudável para a prevenção do diabetes tipo 2.”

As Batatas Estão de Volta ao Cardápio?

Em um editorial complementar, os pesquisadores argumentaram que as batatas não devem ser vistas como uma categoria única ao considerar os efeitos à saúde.

Eles enfatizaram que tanto os métodos de preparo quanto os alimentos de substituição são fatores importantes ao fazer recomendações dietéticas ou moldar políticas públicas.

De acordo com o editorial, batatas assadas, cozidas e amassadas podem fazer parte de uma dieta saudável e ambientalmente sustentável devido ao seu impacto ambiental relativamente baixo e valor nutricional geral. No entanto, os autores observaram que os grãos integrais devem continuar sendo uma prioridade nas escolhas alimentares para reduzir o risco de diabetes.

Eles também pediram que futuros estudos envolvam populações mais diversas e análises que continuem a examinar tanto os métodos de cozimento quanto as substituições alimentares.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *