Suco de tomate com soja reduziu a inflamação em apenas quatro semanas

Suco de tomate com soja reduziu a inflamação em apenas quatro semanas


Um estudo recente revelou que o consumo de um suco de tomate e soja, especialmente formulado e rico em compostos vegetais associados a benefícios à saúde, reduziu vários marcadores de inflamação em adultos com obesidade após apenas quatro semanas.

Os resultados indicam que a bebida pode atuar como um alimento funcional, ajudando a controlar a inflamação crônica, um processo que está ligado a muitas condições de saúde a longo prazo.

Os pesquisadores descobriram que o suco, que contém altos níveis de licopeno e isoflavonas de soja, reduziu significativamente as concentrações sanguíneas de três proteínas associadas à inflamação sistêmica, quando comparado a um suco de tomate controle que não continha esses compostos.

“A ideia é, podemos usar intervenções baseadas em alimentos para modular a inflamação?” disse a autora principal Jessica Cooperstone, professora associada de horticultura e ciências agrícolas da Universidade Estadual de Ohio. “E podemos testar isso de uma maneira rigorosa para realmente observar se isso está afetando a inflamação, em vez de simplesmente afirmar que algo é anti-inflamatório?”

Com base nesses resultados e outras evidências que apoiam a pesquisa, Cooperstone e a equipe garantiram financiamento do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais para um ensaio clínico piloto que investiga se o mesmo suco de tomate e soja pode reduzir a inflamação em pessoas com pancreatite.

O estudo foi publicado recentemente na revista Molecular Nutrition & Food Research.

Por Que Tomates e Soja?

O licopeno é um carotenoide responsável pela coloração vermelha dos tomates e de certas outras frutas e vegetais. As isoflavonas de soja pertencem a um grupo de compostos conhecidos como flavonoides e podem imitar algumas ações do hormônio estrogênio. Ambos são fitoquímicos naturais que desempenham funções importantes na saúde das plantas.

O suco de tomate e soja utilizado no estudo foi desenvolvido anos atrás por pesquisadores da Ohio State após estudos anteriores sugerirem que dietas ricas em produtos de tomate ou soja estavam associadas a um menor risco de câncer de próstata. O suco foi feito com tomates especialmente cultivados para conter níveis elevados de licopeno e foi enriquecido com extrato de isoflavona de soja.

Pesquisas subsequentes na Ohio State mostraram que o aumento do consumo do suco estava ligado a níveis mais baixos de antígeno específico da próstata em alguns homens com câncer de próstata. Outros estudos também indicaram que tomates e soja, separadamente ou em conjunto, podem influenciar processos inflamatórios e metabólicos relacionados à obesidade e outras doenças crônicas.

“Existem evidências convincentes de que compostos de tomates e soja podem estar modulando a inflamação, então decidimos testar isso em pessoas,” afirmou Cooperstone.

Ensaio Humano Revela Redução da Inflamação

O estudo envolveu 12 adultos saudáveis com obesidade. Os participantes consumiram duas latas de 6 onças do suco de tomate e soja diariamente durante quatro semanas. Após um período de lavout, eles ingeriram um suco de tomate com baixo teor de caroteno por mais quatro semanas.

“A hipótese é que é o licopeno dos tomates e as isoflavonas da soja que estão induzindo o efeito; portanto, não queríamos ter um controle que fosse apenas água,” disse Cooperstone.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue antes e depois de cada período de quatro semanas e mediram citocinas, que são proteínas inflamatórias produzidas pelo sistema imunológico.

Apenas o suco de tomate e soja produziu reduções significativas em três citocinas: Interleucina (IL)-5, IL-12p70 e fator estimulador de colônia de granulócitos e macrófagos (GM-CSF). Os pesquisadores também observaram uma diminuição no fator de necrose tumoral alfa (TNF-a), embora essa mudança não tenha atingido significância estatística.

Alterações além dos Marcadores Inflamatórios

A equipe também analisou amostras de urina dos participantes antes e depois de cada fase do estudo para verificar alterações nos metabólitos, as moléculas produzidas quando o corpo quebra nutrientes e realiza processos biológicos essenciais.

Algumas alterações nos metabólitos apareceram após o consumo tanto do suco de tomate e soja quanto do suco de tomate controle, indicando que os tomates podem produzir efeitos biológicos mesmo sem altos níveis de licopeno.

No entanto, as mudanças relacionadas aos metabólitos de isoflavonas de soja se destacaram nos participantes que consumiram o suco de tomate e soja. Embora os pesquisadores afirmem que mais estudos são necessários, esses resultados fornecem evidências adicionais de que a bebida está influenciando a biologia humana de maneiras mensuráveis.

“Isso provavelmente é uma função do fato de que há mais em nossos agentes de intervenção do que apenas esses dois compostos,” disse Cooperstone. “Nosso objetivo final é ter uma melhor compreensão de como os alimentos que consumimos se relacionam com nossa saúde. E quando realmente queremos ter certeza, precisamos testá-los em ensaios clínicos. E é isso que estamos fazendo aqui.”

Benefícios Potenciais para Pacientes com Pancreatite

A equipe de pesquisa também reuniu evidências de estudos em animais sugerindo que o suco de tomate e soja pode diminuir a inflamação e a gravidade da pancreatite crônica.

Essas descobertas ajudaram a apoiar o lançamento do novo ensaio clínico focado em pacientes com pancreatite. Os pesquisadores esperam que a bebida possa oferecer benefícios para uma condição que atualmente possui opções de tratamento limitadas.

“O cuidado para pacientes com pancreatite é paliativo, focado no controle da dor e dos sintomas gastrointestinais. Nossa hipótese é que o suco de tomate e soja pode funcionar como uma intervenção para diminuir a inflamação e, esperançosamente, aumentar a qualidade de vida dos pacientes,” disse Cooperstone.

O trabalho foi apoiado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, pelos Institutos Nacionais de Saúde, pela Bolsa de Estudos Lisa e Dan Wampler em Pesquisa sobre Alimentos e Saúde e pela Iniciativa de Alimentos para a Saúde da Ohio State.

Os co-autores incluem a primeira autora Maria Sholola, Jenna Miller, Emma Bilbrey, David Francis e Thomas Mace da Ohio State, assim como Janet Navotny do USDA. Mace atua como o principal investigador do ensaio sobre pancreatite. Cooperstone, Philip Hart e Kristen Roberts da Ohio State também são investigadores principais do estudo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *